"Assim como a Estação de Tratamento de Água (ETA), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) opera diariamente, 24 horas, todos os dias. Para a adequação do sistema de esgoto ao aumento da ocupação Riviera, a ETE passou por aperfeiçoamento ao longo dos anos. Iniciou como um processo biológico e, atualmente, trabalham em série: Tratamento Primário Quimicamente Assistido (TPQA), lagoas facultativas, lagoa de Maturação, Removedor de Algas e chicana de Cloração". Quem explica é o gerente de saneamento da Associação Dos Amigos Da Riviera, Oswaldo Godoy.
De acordo com o gerente, a medida que aumenta a população na Riviera, o sistema de saneamento acompanha essa ocupação de forma adequada. "Isso é possível porque, desde a concepção da Riviera, o projeto idealizado pelas empresas empreendedoras possibilitou a expansão das instalações e as adequações necessárias, inclusive para manter a eficácia de tratamento em período de variação populacional", destaca Godoy. Na Riviera 100% do esgoto coletado chegam à ETE, que fica a quatro quilômetro do mar, do outro da Rodovia Rio-Santos. O lançamento do efluente tratado ocorre no Rio Itapanhaú, sempre dentro do que preconiza a legalização e sem prejuízo ao meio ambiente.
Atualmente a Associação Dos Amigos Da Riviera, responsáveis pela manutenção e operação dos sistemas de água e esgoto, com 77 funcionários, entre engenheiros e técnicos, no setor de Saneamento; distribuídos em três turnos e com desempenho nos departamentos da ETA, ETE, Laboratório de Controle Ambiental, Oficina eletromecânica, hidráulica, almoxarifado e atendimento a emergências químicas.
As operações de Tratamento de esgoto e de água, para distribuição aos imóveis na Riviera, contam com suporte técnico do Laboratório de Controle Ambiental, onde equipes de técnicos em Química realizam diariamente análises físico-químicas dos canais de drenagem e da praia, monitorando a qualidade da água. Efluentes e as condições de balneabilidade da praia.
Visitas técnicas - A Riviera, por sua infraestrutura urbana, de saneamento e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável, é alvo constante de interesse de técnicos, profissionais, escolas, universidades e também de moradores.
Para ver de perto e conhecer mais detalhes sobre suas instalações e processos, organizam visitas técnicas às instalações da Riviera: Estações de Tratamento de Água e Esgoto, Laboratório de Controle Ambiental , Central de Triagem de Recicláveis e Exposição Mundo Sustentável da Riviera; as visitas são acompanhadas por um profissional da Sobloco Construtora, E agendadas pelo telefone: (13)3316-6181