Logotipo circular cujo centro possui duas letras E de Energia, juntamente com um J do Senhor Jesus no centro de ambas
Chat Online das 9hs às 19hs

Central de Atendimento

(13) 3316.5050

A sua imobiliária líder em revendas na Riviera de São Lourenço agora também em Miami - Flórida.

busca
de imóvel
busca
por categoria
busca
por referência

boletim
riviera

Icone de barra diagonal do Layout da Página  

Concluída obra na parte superior da praia da Riviera

Obra executada pela Associação dos Amigos da Riviera recupera áreas afetadas por processo erosivo provocado por períodos de ressacas.

Por Informativo Hyppocampos

Após concluir os trabalhos para restauração da parte superior da praia, do módulo 6 ao 8, em março último, a Associação dos Amigos da Riviera acompanha de forma permanente a eficácia da obra que, agora, se estende por 4.000 metros lineares da praia da Riviera. Inicialmente, foi executada a partir da divisa entre os módulos 2 e 3 até parte do 6, numa extensão de 2.700 metros.

A obra começou, em 2009, com a recuperação do trecho mais afetado por erosões, após as autorizações de órgãos ambientais da União, Estado e Município, que desde 2007 analisaram minuciosamente o projeto contratado e apresentado pela Associação dos Amigos da Riviera. Em 2010, estava concluída a primeira etapa até parte do 6.

Enquanto isso a Associação aguardava autorização para também desenvolver a segunda fase da obra até a divisa com o Jardim São Lourenço.

Com as licenças ambientais necessárias, em 2013, a Associação dos Amigos pôde inicias os trabalhos no trecho ainda sem intervenção e que continuava sendo afetado por processo erosivo.

Dos processos apresentados aos órgãos ambientais, contataram registros da destruição causada ao longo dos anos, principalmente com as ressacas ocorridas de 2003 a 2007, como erosões e destruição do paisagismo da parte superior da praia, e dezenas de coqueiros arrancados pela força das águas, e a eficiência do primeiro trecho implantado.

Parte superior da praia da Riviera de São Lourenço

Conforme o gerente geral da Associação dos Amigos, Daniel Silveira, engenheiro responsável pela obra, a experiência adquirida durante o primeiro trecho restaurado contribuiu para a recuperação dos taludes e paisagismo de parte do módulo 6 ao 8, ocorresse em ritmo acelerado.

Além de contar com mão-de-obra, veículos e máquinas e equipamentos próprios, máquinas e empresas terceirizadas foram contratadas. Na obra, a Associação dos Amigos da Riviera utilizou, essencialmente, materiais como: raízes, mantas vegetais, toras, capa de solo, capim Vetiver, entre outros, sendo a maior parte destes, originária de áreas para implantação de novos módulos da Riviera.

Na segunda fase, para cobertura orgânica dos talumes foi utilizado o composto gerado pela poda vegetal coletada diariamente na Riviera. Para as passarelas de acesso à praia (total de 66) foi utilizada madeira de reflorestamento tratada.

Medida compensatória: Em julho de 2010, a Associação dos Amigos da Riviera concluiu o plantio de 3.000 mudas da espécie palmito Juçara (Euterpe edulis), em áreas de preservação permanente da Riviera de São Lourenço, como medida compensatória pela execução da obra de restauração da parte superior da praia.

No período de dois anos, até agosto de 2012, a Associação enviou ao Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN), relatórios de execução do projeto, descrevendo as atividades desenvolvidas.

As mudas que foram plantadas nos módulos 23 e 32 foram monitoradas pelo setor do Meio Ambiente da Associação dos Amigos da Riviera, para acompanhamento do sucesso do plantio.

< Voltar
- vendas@rivieraimobiliaria.com.br
Passeio das Amoras, 540 Mód. 26
© Copyright 1996-2016 - Energia Imóveis LTDA - CRECI/SP nº 18471-J - Todos os direitos reservados. - Informações sujeitas a alteração.
Energia Imóveis
nas redes sociais